Renúncia ao título de Professor Emérito da UFRGS


Otto Ohlweiler recusou o título de Professor Emérito oferecido pelo Conselho Universitário da UFRGS, em carta datada de 5 de março de 1984 ( ler carta ao Reitor).
Em sessão de 10 de abril, a Congregação do Instituto de Química, onde Ohlweiler trabalhava com bolsa do Conselho Nacional de Pesquisa, tomou conhecimento da carta e manifestou-se solidária. No dia seguinte, o Diretório dos estudantes do Instituto de Química afixaram a carta num quadro mural. O mesmo Diretório distribuiu cópias da carta que foram afixadas em murais de outras unidades universitárias.
O Diretório dos estudantes do Instituto de Química promoveu, dias depois, um debate sobre "A repressão na UFRGS em 1964", que teve como palestrantes o Prof. Ohlweiler, o Prof. Todesco do Instituto de química e o Prof. Fachel do Instituto de Física.


..................................
Zero Hora, 13 de abril de 1984 ...                           ............     ...............Correio do Povo, 14 de abril de 1984  


A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul também distribuiu cópia da carta de Ohlweiler a todos os professores da UFRGS.
A decisão de Ohlweiler teve ampla repercussão na imprensa local e no resto país. A carta foi reproduzida na sua íntegra no Jornal do Sul, de Porto Alegre, em sua edição de março de 1984. Em agosto de 1988, a Revista ADVERSO, da ADUFRGS, também publicou a carta.


          
             Jornal do Sul, 15 de abril de 1984 .....      .....................            ....    ....Revista ADVERSO/ pag 6 e 7, 1984.........................  ...........       ...................     .. Revista ADVERSO/ pag 8, 1984



Em 30 de abril, o Deputado Carlos Araújo, fez pronunciamento sobre a carta na Assembléia Legislativa no Rio Grande do Sul e solicitou sua transcrição nos anais da casa. Em 16 de maio, o Deputado José Genuíno Neto fez se pronunciou sobre o assunto na Câmara Federal, pedindo ao mesmo tempo a transcrição da carta de Ohlweiler nos anais. 

Otto Ohlweiler recebeu a solidariedade de colegas de diferentes universidades do país, dentre outras a do Prof. Osvaldo de Oliveira Maciel, da Universidade de Santa Catarina e Vice-Presidente da Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior. Ainda, aqui reproduzidas, a carta do historiador Nelson Werneck Sodré, a carta do historiador Décio Freitas e a de Sergio Krepsky, funcionário da UFRGS.


 ........... ......... 
          carta de Nelson Werneck Sodré   ............................                 ...carta de Décio Freitas ..............................                       ...             carta de Sergio Krepsky


O Conselho Universitário tomou conhecimento da carta de Ohlweiler na primeira quinzena de abril, mas omitiu-se de fazer qualquer pronunciamento. O Reitor, Prof. Earle Diniz Macarthy Moreira, recusou-se a dar publicidade da carta de Ohlweiler no Jornal da Universidade, conforme fora reivindicado.

Em 7 de junho, a Câmara Municipal de Porto Alegre, conforme requerimento do Vereador André Forster, manifestou apoio ao gesto de Ohlweiler através de correspondência reproduzida abaixo.